segunda-feira, 11 de novembro de 2013

33-E a vida continua

      Como todos os anos (por volta de 1957) a empresa – Pordial Componentes Eletrônicos Ltda. fazia suas entrevistas anuais para a contratação de novos funcionários; numas das entrevistas Lúcia Ferreira Avelar estava presente, para espanto de todos os entrevistadores.

            Naquela época a presença feminina em cargos masculinos era nula, por representarem à fragilidade, a inocência, a fertilidade e por serem donas de casa. O nervosismo de Lúcia era cada vez maior, todos a olhavam fixamente nos olhos e sem jeito tentava se conter, até que em meio a tantas discussões o Presidente José Sant Anna Morais foi convocado a sala de entrevistas para tratar sobre a condição de Lúcia.

            Ao encaminhar-se a sala Sr. Sant Anna como preferia ser chamado se deparou primeiramente com Lúcia que naquele instante estava aflita; o Presidente sem graça com a situação pensou consigo: ``­-- Que moca mais linda... ``e para quebrar a tensão de todos naquela sala deu de ombro:

            --- Qual o motivo de minha presença?

            Juntos os funcionários responderam simultaneamente:

            --- Sr. Sant Anna, nós chamamos o senhor para resolvermos se devemos entrevistar a senhorita Lúcia, porque como todos nós sabemos a empresa não admite mulheres, ainda, mas nessa época de Ditadura...

            --- Ué qual é o problema? Pelo o que eu estou vendo ela é igual a todos nós, possui dois braços, duas pernas...

            --- Mas Sr. Sant Anna, e a nossa tradição?

            --- Esquece!!! Além do mas nós precisamos renovar o ``ar`` dessa empresa!

            --- Como o senhor desejar!

            --- Hmm... Obrigado, passar bem.

            --- Igualmente Senhor.

            Com todos os funcionários chocados com a decisão do Presidente recomeçaram as entrevistas e como já esperavam Lúcia era a próxima candidata a ser entrevistada.

Funcionário da empresa:

            --- Boa tarde, poderia apresentar-me seu currículo?

Ainda constrangida com o que tinha ocorrido respondeu:

            --- Haaa... Claro, está aqui!

            --- Hmm... Vamos ver o que temos aqui!

            --- Haha... (risada irônica)

A cada minuto que se passava, Lúcia ficava ainda mais aflita.

            --- Bomm... Pelo o que estamos vendo você tem um currículo invejável! Com experiência no exterior e com formação na GV (Getúlio Vargas)... ÉÉÉ... Por enquanto a senhorita é a melhor candidata!

Para manter a imagem social não comemorou tanto o resultado:

            --- Uuuffaa... ainda bem!

            --- Haaa... Então vamos para a segunda parte! Diga-me, por que a senhorita deveria fazer parte da empresa no setor de administração?

            --- Bom... Primeiramente, porque eu tenho responsabilidade, capacidade, disciplina para administrar uma empresa; e o segundo fator é por eu ter me formado em uma das melhores universidades do país e também por ter cursado em letras na Universidade de Cambridge na Inglaterra!

            --- Excelente! São esses perfis que nos estamos procurando, pessoas autoritárias que se sentem na capacidade de exercer sua função!

Lúcia por dentro estava pulando de alegria, porque notícias como essas de mulheres que estavam em cargos altos eram impossíveis... Mas, algo a intrigava, o fato de ter cido tão’’fácil`` entrar em um cargo masculino.

Lúcia:

            --- O senhor acha mesmo que eu vou conseguir essa vaga? Sabe, é porque em todas as entrevistas de emprego que eu tentei uma vaga me descriminavam e nem me davam a melhor explicação... Faz tanto tempo que estou batalhando a procurar de um bom emprego; e aqui está sendo muito diferente do que ocorre lá fora tudo tão simples, que acabo ficando um pouco receosa!!

            --- Ohh... Se for pelo o que a senhorita me apresentou... É uma forte candidata! Eu vou passar os resultados para o Sr. Sant Anna e se você receber uma ligação ou um e-mail para estar retornando é certeza que conseguiu a vaga.

            --- Haa... Tomara que seja... Haha... Mas, quem é o Sr. Sant Anna?

            ---- É o Presidente; o moço que você acabou de ver entrar na sala!

            --- Ataa... Sei sim!

Lúcia demorou um pouco para lembrar, mas quando lembrou ficou pensando no Sr. Sant Anna, o moço lindo que acabara de ver.

            --- Bom, agora você já pode se retirar! Haa... Boa sorte e até mais!

            --- Haha... (risada irônica) Obrigada, com licença senhor até mais!

            Na volta para casa Lúcia viu um noticiário na televisão que o número de mulheres donas de casa estava aumentado e ficou pensando se essa entrevista poderia ser uma cilada.

            Dias se passavam e a hipótese de Lúcia aos poucos iria se tornando realidade; até que ela recebe uma ligação de um número desconhecido.

            --- Alô... Quem gostaria?

            --- Aqui é da Pordial Componentes Eletrônicos e nós estamos entrando em contato com você para tratarmos de sua contração!

            --- Haaa... Sério?... Nossa!... Nem acredito! Que dia?

            --- Pode ser amanhã às 14h00min?

            --- Hmm... Claro pode ser sim!

            --- Certo, te esperamos amanhã, até mais!

            --- Até!

            Lúcia estava nervosíssima com a ligação, mas muito feliz com oresultado e não via a hora de ir à empresa. Em meio à ligação decidiu ir ao cabeleleiro, como o de preferência o Jassa onde sempre cortava. E ao dormir alinhou os chinelos para que no dia seguinte desse tudo certo, devido a sua superstição.

            Ao amanhecer o dia estava nublado com tendência a chover, e como de costume nos dias de frio Lúcia vestiu-se com trajes sociais e um sobretudo por cima. Na saída de casa para não perder o hábito apanhou algumas balas de hortelã que ficavam em cima da mesa, para acalmar sua ansiedade. Chegando a recepção Lúcia relatou todo ocorrido ao secretário e pediu para que ela pudesse falar com o Sr. Sant Anna sobre sua contratação, mas por se tratar de uma mulher o secretário não acreditou em seu relato e ligou para o Presidente dizendo que havia uma tal de Lúcia Ferreira Avelar querendo falar com ele; muito feliz com o comparecimento de Lúcia Sr. Sant Anna pediu ao secretário que dissesse para ela subir ao quinto andar; deixando o secretário surpreso com a decisão.

            Com o coração acelerado Lúcia bateu duas vezes na porta e disse:

            --- Com licença, posso entrar?

            --- Claro, sente-se!

            --- Obrigada!

            --- Estou muito feliz por você ter passado em nossa seleção... Rsrsrs (risadas). Você deve estar se perguntando o que levou a nós te contratarmos?É pelo fato de estarmos procurando mão de obra mais barata só que com capacidade!

            --- Haaa... Então quer dizer que eu vou receber menos que o salário padrão?

            --- ÉÉÉ... Isso mesmo!!!

            Lúcia pensando consigo: `` Bem que eu desconfiava de alguma coisa, Aff... ``; mas depois que se lembrou do que estava acontecendo com as mulheres, devido a Ditadura, não pensou duas vezes e aceitou a proposta de emprego.

            --- Hmm... Tudo bem, aceito sim!

            --- Haha... Parabéns, agora você faz parte da Pordial Componentes Eletrônicos Ltda!

            --- Hmm... (sem graça) quanto mais ou menos eu vou receber e quando vou começar?

            --- Sobre o seu salário vamos retirar em torno de R$600,00; Haa... E você pode começar em seu novo cargo agora! Kkk... Claro, se você quiser?

            --- Haha... Tudo bem posso sim... Se não for atrapalhar?

            --- Magina vai ser um prazer! Eu mesmo vou te apresentar a sua sala!

            --- Haha... Obrigada!

Lúcia Avelar e José Sant Anna mesmo sem tanta afinidade já sentiam uma forte atração um pelo outro.

            --- Bom, é aqui Lúcia! Seu novo local de trabalho!

            --- Nossa é maravilhoso! Tudo tão arrumado...

            --- Não viu nada ainda! Kkk... Se precisar de alguma coisa é só chamar!

            --- Haha... Tudo bem!

            Quando José foi se retirar da sala encostou sua mão na mão de Lúcia deixando um clima romântico entre os dois. Ao se retirar Lúcia trancou a porta e sentou-se para descansar e pensar se essa foi a escolha certa.

            No dia seguinte Lúcia teve um dia muito``pesado`` cheio de tarefas para realizar e sendo discriminada por alguns funcionários, mas mesmo assim mantinha a calma e realizava todas as suas tarefas. Esse como todos os outros dias se tornaram rotina na vida de Lúcia que aos poucos foi crescendo na empresa. Com a administração de Lúcia a Pordial Componentes Eletrônicos alcançou um patamar comercial muito alto, jamais alcançado, entrando na bolsa de valores internacionalmente.

            A crescente da empresa fez com que o Sr. Sant Anna marcasse um jantar de gratificação com Lúcia, que aos poucos começou a se encontrar com o Presidente de forma mais íntima. Lúcia que conseguiu espaço na empresa e no coração de José Sant Anna Morais começou a receber na mesma equivalência de um homem, após a Ditadura. Em meio à relação amorosa Lúcia descobriu que José possuía cidadania italiana e que queria se mudar com ela para a Itália. Com quase todos os seus planos realizados Lúcia se mudou para a Itália, casou-se com José Sant Anna Morais, teve três filhos, um a mais que o desejado e como um de seus sonhos tornou-se Vice – presidente da Pordial Componentes Eletrônicos Ltda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário