segunda-feira, 11 de novembro de 2013

31-A união faz a força

Em um belo dia Fernanda passeava com seu namorado e família no parque do Ibirapuera, conversando com Gabriel sobre a relação deles, a garota percebeu que os dois não estavam dando mais certo por que eles moravam muito longe. E então ela terminou o namoro de 6 meses.

Voltando para sua casa, no ônibus ela viu que o preço do transporte estava muito caro, em razão dos serviços que o governo propõe. Ao chegar em casa, ela começou a conversar com um amigo via Facebook e ele coincidentemente também estava insatisfeito com o preço dos transportes públicos. Ela mal conseguiu dormir, pois ficou pensando em um jeito de abaixar o preço das passagens dos transportes.

No dia seguinte, na escola onde Fernanda começou a dar aula de historia, ela comentou sobre o aumento do preço do ônibus. As crianças concordaram com o fato, mas ficaram indignadas por que o povo não faz nada para isso mudar.

A cada dia Fernanda sentia que as pessoas estavam se aproximando mais de seu pensamento, comentando em suas publicações nas redes sociais:
- vamos protestar por uma boa causa.
- temos que acordar, se não entraremos em uma ditadura.

Depois de dois meses, Fernanda decidiu fazer uma passeata pacífica pelo bairro onde ela morava e incrivelmente ela conseguiu reunir mais de mil pessoas.
Jornais, revistas, emissoras começaram a falar sobre a tal passeata. Chamando a atenção dos políticos que não deixaram de intervir com o evento social, a policia foi acionada e começou a jogar bombas de gás lacrimogênio  para conter a população. (conter não sei do que, pois não havia necessidade de fazer isso)

Fernanda ficou espantada com a repercussão que obteve o evento, que uma semana após seus amigos haviam programado outra manifestação com a participação de pessoas de todos os bairros da cidade.
Esta segunda passeata foi gigantesca, com participação de jovens adolescentes, senhoras donas de casa, aposentados, estudantes universitários e diversos profissionais, enfim a sociedade toda estava presente, foi manchete em todos os telejornais.

Após muitos atos de vandalismo e violência de ambas as partes, o objetivo inicial que era abaixar  o preço dos transportes foi conquistado.

Um comentário: